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1. Apresentação para check-in
Obedeça rigorosamente o horário mínimo para check-in, observando a antecedência de 1h30 para vôos domésticos e de 3h para vôos internacionais. Após o check-in, você ainda precisará passar pelas autoridades de segurança e imigração para chegar ao portão de embarque.

2. Documentação
Certifique-se das exigências do seu destino, inclusive para crianças:
-Brasil: Passaporte brasileiro, ou Carteira de Identidade (RG) expedida por SSP e em bom estado, ou Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo com fotografia), ou Carteiras Profissionais emitidas pelos Conselhos (modelo com fotografia e número de RG) como: OAB, CRA, CREA, CRM, etc. ou Carteira de Trabalho com foto semelhante, de fácil identificação.
-Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai: Passaporte brasileiro com validade mínima de 06 meses, ou Carteira de Identidade (RG) expedida por SSP e em bom estado de conservação, emitida há no máximo 10 anos.
-Exterior (demais países): Passaporte brasileiro com validade de no mínimo 06 meses, vistos, vacinas e assistência-viagem conforme as regras em vigor para o período, destino ou finalidade da viagem.
-Menores de 18 anos portando o novo passaporte brasileiro (azul) devem levar também RG ou certidão de nascimento original para comprovação da filiação.
-Leve em local separado cópias de todos os documentos previstos para a viagem, bem como os números de cartões de crédito e os telefones de contato com cartões e assistência-viagem.
3. Bagagem
Confira a franquia permitida para todos os segmentos e empresas aéreas do seu roteiro. Identifique claramente e de modo seguro a bagagem despachada e de bordo, e não despache objetos de valor, pois a indenização é por peso. Consulte previamente sobre o transporte de bagagens não caracterizadas como de uso pessoal, ainda que dentro da franquia, poderão ter restrições ou necessitar de documentação especial.
Em caso de extravio ou violação, procure a companhia aérea na sala de desembarque e registre a ocorrência que deve conter número de protocolo, descrição detalhada da bagagem, seus dados pessoais corretos e telefone de contato.

4. Alterações de reservas e reembolsos
Toda e qualquer alteração do seu roteiro de viagem está sujeita a diferenças tarifárias, taxas de remarcação, de serviço e de reembolso determinadas pelas companhias aéreas, operadoras e agências.

5. Locadoras, hotéis e demais serviços
Certifique-se de ter em mãos a confirmação das reservas, os contatos locais e os vouchers para os serviços contratados. Confira os documentos e os detalhes antes de viajar.
Carteira de habilitação nacional e internacional, bem como cartão de crédito são obrigatórios para locações. Confira também todos os detalhes dos serviços extras que contratar no destino. Confira as faturas finais.

6. Assistência viagem
Recomendamos sempre a contratação de assistência viagem com serviços médicos e hospitalares, odontológicos, de transferência sanitária ou repatriação funerária, e assim por diante. São recomendáveis e obrigatórios para diversos destinos.

7. Milhagem
Apresente sempre o seu cartão de pontuação a cada check-in e confira no cartão de embarque o registro de sua inscrição. Guarde todos os cartões de embarque até constatar o crédito no seu extrato. Mantenha os seus dados e senha atualizados.

Consulte-nos para orientações adicionais!